18 março 2009

OBJECTIVO



O grupo Objectivo formou-se a partir da extinção de grupos como os Ekos e os Showmen, nos anos 60. Era um grupo português, mas que tinha a particularidade de incluir no seu seio músicos norte-americanos e ingleses. A sua primeira formação só tinha músicos portugueses: Mário Guia (bateria), Zé Nabo (baixo), Tó Gândara (guitarra) e Luís Filipe (guitarra e teclas). Passado pouco tempo Gândara e Filipe seriam substituídos por Mike Seargent e Kevin Hoidale. Seargent era escocês e tinha pertencido ao grupo Hedghoppers Anonymous, chegando a gravar vários discos em Inglaterra, antes de se radicar definitivamente em Portugal. Hoidale era norte-americano. O nome do grupo foi escolhido por votação dos telespectadores do lendário programa de televisão "Zip-Zip". O seu primeiro EP incluía os temas "At Death's Door", "A Place In The Sun", "Gin Blues" e "I Know That". Mário Guia abandona a formação para dar lugar a Zé da Cadela, um lendário baterista do meio musical português que já tocou com quase toda a gente . Em 1970 foi gravado o primeiro disco estéreo em Portugal e os autores foram os Objectivo. O disco, um single, continha os temas "Dance of Death" e "This Is How We Say Goodbye". O grupo toca no Festival de Vilar de Mouros, em 1971, e obtém muito boas críticas da imprensa especializada (com destaque para a revista "Mundo da Canção") e uma grande aderência do público às suas propostas musicais. As mudanças de line-up voltam à ordem do dia e Mike Seargent abandona, entrando para o seu lugar Dick Stubbs, que sairá, também, passados 3 meses. Para o seu lugar entra Bas Riche, que não ficaria muito tempo na banda. Finalmente, adere ao grupo o guitarrista Jim Cregan, que seria mais tarde membro dos Cockney Rebel de Steve Harley e músico da banda de Rod Stewart. Esta formação ainda gravará o single "Gloria", com "Keep Your Love Alive" no lado B. Cregan parte para Inglaterra (o grupo colocava anúncios na imprensa inglesa, tentando recrutar músicos, mas eles não paravam cá muito tempo porque o meio musical português, bem ao contrário do inglês, não lhes permitia a sobrevivência) e será substituído por Terry Thomas, ao mesmo tempo que Zé da Cadela sai para dar lugar na bateria a Guilherme Inês. Mike Seargent ainda regressaria à banda para gravar o seu último disco "Music" e "Out Of The Darkness" e pouco depois o grupo daria por terminadas as suas actividades. Hoje todos os seus registos discográficos são consideradas verdadeiras raridades e procuradas por coleccionadores. [Groovie Records]

DISCOGRAFIA


A PLACE IN THE SKY [7"Single, Sonoplay, 1969]


THIS IS HOW WE SAY GOODBYE [7"Single, Movieplay, 1970]


GLORY [7"Single, Movieplay, 1971]


OUT OF THE DARKNESS MUSIC [7"Single, Nexus, 1972]


OUT OF THE DARKNESS: ANTHOLOGY 1969-72 [LP, PPP, 2009]

COMPILAÇÕES


PSYCHEDELIC PORTUGAL [LP, PPP, 2008]

2 comentários:

Anónimo disse...

O LP do Conjunto Académico João Paulo "Ao vivo no Teatro Monumental" (1966), também é gravado em stereo... Será que o dos Objectivo terá sido de facto o primeiro em 1970?

Anónimo disse...

Parece-me também que o grupo acompanhou o Duo Ouro Negro no disco Blackground, pelo menos há várias referências na internet a isso, mas como não tenho o disco não posso confirmar.