25 abril 2009

OS CHARRUAS



Grupo formado em 1964 na Escola Agrícola de Santarém. Carlos Manuel Sardinha Ribeiro da Cruz (guitarra solo), Daniel Pereira da Rocha Silva (aka Dany Silva, inicialmente bateria e posteriormente baixo), João Carlos d'Almeida Baptista (harmónica, bateria) e João Magalhães (voz, guitarra ritmo) foram os músicos da sua formação inicial. Classificaram-se em terceiro lugar no 1º Concurso de Ié-Ié realizado no Cinema Império. Graças à fama obtida adquiriram, em 1967, uma aparelhagem de som sofisticada para a altura, que custou 160 contos, uma quantia astronómica na altura. Como termo de comparação, poder-se-á acrescentar que se comprava, à época, um carro novo por 40 contos! Eles confiaram em nós e nós correspondemos, pagando em prestações, sem dificuldades, diriam mais tarde. Nessa época, Os Charruas já eram considerados um dos melhores grupos pop-rock portugueses. Algumas das canções originais que cantavam por esse país fora chegaram aos tops nacionais, casos de «Come On, Baby, Come On» ou «Love Are Words», compostas por Dany Silva e João Magalhães. Eram as próprias editoras que lhes pediam que compusessem em inglês, para que se tornasse um produto mais comercial, recordou mais tarde João Baptista. Em 1968 gravaram o EP "O Povo". Interpretavam também covers de temas de Elvis Presley, The Beatles, Bee Gees, Otis Redding e outros autores. A carreira do grupo foi interrompida pela guerra colonial de África, tendo o projecto dado por encerrada a sua actividade em 1971. Duas décadas depois, em 1994, regressaram pelas mãos de João Baptista. Decidiram, então, contratar novos membros para a banda, casos do teclista Jorge Monteiro, da vocalista Katia Guerreiro (actualmente no fado) e do guitarrista Filipe Mendes. Editaram, em 1997, um CD intitulado "Amigo do Peito" depois de, no ano anterior, terem lançado "Os Amigos No Tempo".

DISCOGRAFIA


POVO [7"EP, Alvorada, 1968]

COMPILAÇÕES


BIOGRAFIA DO POP-ROCK [2xCD, Movieplay, 1997]


PORTUGUESE NUGGETS 03 [LP, Galo de Barcelos, 2007]

4 comentários:

Anónimo disse...

Lamentávelmente, não é feita referência a Vitor "Fininho" Barreiros que fez igualmente parte desta banda, tanto nas primeiras épocas, como aquando do regresso da Banda em 1994. Um dos melhores guitarristas portugueses da sua geração e referência da música rock, em Portugal e na sua cidade Natal de Santarém. Pesquisem um pouco mais quando escrevem estes artigos, de forma a evitar gaffes deste género!!!!

adt disse...

No meu entender este trabalho é um work in progress e todos podem ajudar. Em todas as biografias pode-se sempre incluir mais informação. Na net apenas encontrei agora uma referência a esse músico (penso que também passou pelos Sui Generis) http://www.oribatejo.pt/os-charruas-alegram-a-feira/

adt disse...

Recentemente foi feita uma homenagem ao malogrado músico e no texto não fala da sua participação nos Charruas. E foi escrita por quem o conhece. Não será uma gaffe maior?

PoPbAnGpt disse...

Apesar de ser um nome venerado em Santarém, Vitor 'Fininho' Barreiros nunca foi propriamente associado aos Charruas, à excepção da fase do ressurgimento, já nos anos 1990, altura em que integrou a nova formação.