02 abril 2009

ZxExDx



Criados em Portugal, em 2003, por três amigos, os ZxExDx nasceram das cinzas de uma série de outros projectos na área do punk rock que, à data, se estavam a dissolver ou já sem actividade: Time-X, Mad Rats e What the Heck?. Praticavam um harcore rápido e caótico ao estilo de bandas japonesas da cena do trashcore, compondo canções simples, directas e com letras de cariz sócio-político. Os membros eram os enigmáticos Sgt Hightower (Nuno, voz, anterior membro dos Time-X, 33at45, Mad Rats e The Youths), Eugene Tackleberry (baixo), Cmdt Lassard (guitarra) e Mahoney (Tiago, bateria). Sabe-se que Pedro (fôra baterista dos Fora de Sintonia e será posteriormente guitarrista na fase final dos The Youths) e Tiago (anterior vocalista dos Fora de Sintonia e posteriormente My Rules) haviam vindo dos What The Heck?. A ideia seria fazer algo na área das bandas em que já haviam tido um trajecto anterior. Após a realização de alguns concertos decidem deixar o formato de trio, integrando um baixista no projecto, reforçando a sonoridade deste. Em 2004 editam uma demo a expensas próprias, com a intenção de obter maior exposição. A edição chamou-se "Servir e Proteger" e assumia-se como um verdadeiro tratado dos tópicos e temáticas clichés associados à cena hardcore. A evolução da banda deu-se depois numa perspectiva de lhe incutir maior grau de rapidez e simplicidade, o que veio realmente a acontecer até terem acabado.

DISCOGRAFIA


SERVIR E PROTEGER [Tape, Edição de Autor, 2004]


A SUBTIL ARTE DE HACER INIMIGOS [7"Single, We Love Pandas, 2005]


AZIA [c/Venice] [7"Single, We Love Pandas, 2005]

2 comentários:

Anónimo disse...

Pedro não cantava, mas sim Nuno (Timex e 33at45 (Baixista); Mad Rats, The Youths (Vocalista) ), Pedro foi guitarrista no final de My Rules e Baterista em Fora de Sintonia. O Tiago tambem fez parte de Fora de Sintonia enquanto vocalista.

As fotos são as duas do mesmo disco, sendo a segunda de uma edição limitada disponivel apenas nos concertos em Portugal.

Bourbonese disse...

Correcções efectuadas. Relativamente ao disco eu sei disso... Não ficou bem explícito pois coloquei no segundo a referência "Azia"... Já agora, tem informações sobre os Mad Rats?