17 maio 2009

BERNARDO DEVLIN



Natural de Lisboa, Bernardo Devlin deu os seus primeiros passos na música por volta de 1985 quando integra os projectos Lourenço Marques e As Suas Próteses Dançantes ou os Electrodomésticos. Estes colectivos já contavam com alguns dos músicos que estaão na fundação dos Osso Exótico, grupo de capital importância na história da música experimental do final do passado século e em que Devlin também esteve envolvido. Assim, em 1989, Bernardo Devlin, conjuntamente com David Maranha, André Maranha e António Forte forma os Osso Exótico, grupo de vocação experimental e subversiva face às tendências então dominantes na música moderna portuguesa. Após sucessivas edições de trabalhos desta banda minimalista, sempre bem recebidas pela crítica especializada, Devlin opta, em 1991, por se mudar para Berlim, fixando-se como compositor residente da companhia teatral Freies Schauspiel, destacando-se, neste âmbito, as suas composições para as encenações das peças "Mistero Buffo" de Dario Fo, "Medeamaterial" de Heiner Müller - encenação de Thomas Borgmeyer - e "Calígula" de Albert Camus. Em 1993, o autor grava o seu primeiro trabalho de originais a solo, "World Freehold", com a colaboração única do saxofonista Oliver Vogt. Este trabalho manifesta-se como uma experiência intimista, na continuidade das criações do autor/compositor ensaiadas ainda em sede da sua presença no Osso Exótico, projecto entretanto definitivamente deixado por Devlin enquanto espaço próprio de composição e exploração de ideias próprias. Em 1997 dá-se a gravação e edição do segundo trabalho de originais "Albedo", obra onde o autor afirma a sua preferência pelo uso da língua portuguesa na sua lírica, apresentando oito canções em registo predominantemente acústico gravadas numa única noite do mês de Março desse ano, na Igreja da Cartuxa em Paço D'Arcos. No início de 1999, Bernardo Devlin inicia a composição dos temas que viriam a dar origem a "Circa 1999 (9 Implosões)" que será editado apenas em 2003. Finalmente em 2008 será editado o seu mais recente trabalho, "Ágio".

DISCOGRAFIA


WORLD FREEHOLD [CD, Ananana, 1994]


ALBEDO [CD, Ananana, 1997]


CIRCA 1999 (9 IMPLOSÕES) [CD, Extremo Ocidente, 2003]


ÁGIO [CD, Sinal 26/Nau, 2008]


SIC TRANSIT [CD, Nau, 2012]

COMPILAÇÕES


WAY OUT 01: NEW MUSIC FROM PORTUGAL [CD, Ananana, 1997]


T(H)REE [CD, Cobra, 2010]

4 comentários:

erradiador disse...

julgo q seria interessante referir o trabalho de devlin com andrew poppy ainda não publicado, e principalmente a banda sonora para a animação "a suspeita" e a música para a série de animação infantil emitida na RTP2 "as coisas lá de casa",ambos realizados por josé miguel ribeiro e editados em DVD pela zeppelin filmes. incrivelmente, a música composta por devlin para a animação infantil foi igualmente publicada em CD, julgo q editado pela movieplay.
a extremocidente,que editou o 9 implosões, avançou um promo do disco,julgo q com o mesmo alinhamento, mas com uma embalagem completamente diferente da versão final.
julgo q tenho os discos todos dele (falta o ágio), e posso fazer digitalizações se entender q lhe são úteis.
melhores cumprimentos e parabéns pelos blogs.

asd disse...

"as coisas lá de casa" penso que tem a voz das duas filhas do realizador. Foi editado em CD e DVD pela Vidisco.

Anónimo disse...

I thought Devlin had done also a soundtrack for the short animation "a suspeito", I knew him there and I can't find anything about that in the web...

if you've got any information please write

matipepper@hotmail.com

thanks
and well done!

matias from argentina

rc disse...

http://www.casa-da-animacao.pt/programas/dvds_zeppelin_venda_06/filmes.html

Existe um DVD mas em CD parece-me existir apenas o "Coisas Lá de Casa".