22 maio 2009

MALAPOSTA



Banda de Lamego bastante competente no seu pub rock praticado, com nítidas influências de blues. Da sua formação constam os elementos A. Guerra, A. Jorge Ribeiro, Jorge Pina e Gervásio Pina (estes dois irmãos haviam feito parte dos Vector). Editaram apenas um single pela Rotação mas contaram com a colaboração de nomes que, na altura, eram sonantes no movimento: Sérgio Castro (à data membro dos Trabalhadores do Comércio). Ana Cristina ou Jean Jacques. O seu curto percurso enquanto Malaposta pois a sua editora faliu. O testemunho do mentor do projecto ao blogue Rock em Portugal: “Os Malaposta surgiram na altura do chamado boom do rock Português, mas não num contexto de aproveitamento da onda do momento. Com efeito, já trabalhávamos juntos há alguns anos, procurando encaixar temas originais ente os covers que tínhamos que tocar nas festas de finalistas por todo o norte do país. O boom serviu apenas para que um grupo de província pudesse mostar aquilo que fazia. Eram outros tempos, em que Lamego e Lisboa estavam separados por mais de cinco horas distribuídas por 400 longos kms de estradas perigosas e cheias de tráfego, em que não havia net, nem computadores, nem telemóveis, e em que a interioridade era uma triste realidade. E foi essa interioridade que, aliada à falência da editora que nos apoiou de início, acabou por definir precocemente o fim de uma banda que tinha algum talento e originalidade.”

DISCOGRAFIA


DILIGÊNCIA DO ROCK [7"Single, Rotação, 1981]

4 comentários:

sdr disse...

Jean Jacques era o autor das fotografias de muitos discos da Rossil e Rotação. A Ana Cristina como esposa do António Sérgio também é natural aparecer nos discos da Rotação. O mesmo já não se poderá dizer do Sérgio Castro. Era uma ideia saber como se conheceram.

Bourbonese disse...

Relativamente a Jean Jacques e Ana Cristina não há quaisquer dúvidas e a colaboração deverá ter sido puramente institucional. O Sérgio Castro tem mesmo um papel activo mas, como refiro, não tenho mesmo quaisquer dados adicionais a não ser os que constam na contracapa do disco. O próprio músico é que poderia ajudar...

sdr disse...

http://bairrodovinil.blogspot.com/search/label/Gervasio%20Pina

fala do grupo e de alguns dos seus elementos

Bourbonese disse...

Já andei por lá vasculhar. É interessante. Obrigado