01 maio 2009

XARHANGA



Grupo oriundo de Lisboa e criado em 1972, percursor do heavy metal em Portugal e do qual fazia parte Júlio Pereira. Foram o único grupo do género que conseguiu gravar um disco antes do 25 de Abril. Em 1973 editam "Acid Nightmare" e já com a colaboração de Zé da Cadela - um dos melhores bateristas da altura -, voltaram a gravar ainda nesse mesmo ano o single "Great Goat", registo efectuado e misturado nos estúdios PolySom em Lisboa. A banda era constituída por Júlio Pereira (guitarra, piano, ex-The Playboys, ex-Petrus Castrus), Carlos Cavalheiro (voz, futuro Alarme), Rui Venâncio (bateria no primeiro disco), Zé da Cadela (bateria no segundo disco, ex-Objectivo, ex-Kama Sutra) e Carlos Patrício (baixo). As influências do projecto eram Atomic Rooster, Colosseum, Santana, King Crimson, Gentle Giant, Uriah Heep ou Deep Purple. Em 2008 será reeditado o álbum "Bota Fora" de 1975 que, na realidade, se trata de um trabalho da parceria Júlio Pereira/Carlos Cavalheiro, elementos dos Xarhanga. Eram incluidos na reedição em CD os dois singles da banda. Trata-se de peça fantástica do rock progressivo nacional, debruçado sobre as temáticas da guerra colonial, da independência das colónias e da liberdade mas que, verdadeiramente, não se tratava de um disco dos Xarhanga. Também desta série, referência ao single de Carlos Cavalheiro abaixo anexado, com que o vocalista concorreu ao Festival da Canção de 1975.

DISCOGRAFIA


ACID NIGHTMARE [7"Single, Zip Zip, 1973]


GREAT GOAT [7"Single, Zip Zip, 1973]

CURIOSIDADES


A BOCA DO LOBO [7"Single, Guilda da Música, 1975]


BOTA FORA [LP, Orfeu, 1977]


LISBOÉMIA [LP, EMI-VC, 1978]


BOTA FORA [CD, Portuguese Progressive Pearls, 2008]

4 comentários:

Anónimo disse...

Fico com dúvidas quanto à certeza das datas. Formados em 1972? Single em 1971? Será possível esclarecer? O meu obrigado.

Bourbonese disse...

Comungo das suas dúvidas e coma investigação que agora fiz ainda fiquei pior! Há informações de que a banda terá nascido em 1972 e 1973 mas quanto à edição dos discos encontro informações completamente díspares: 1971, 1972 e 1973. Luís Pinheiro de Almeida defendem que ambos os singles são de 1973 e parece-me plausível que sejam. Quanto ao nascimento do projecto julgo que 1972 será o mais correcto.

. disse...

Conta no relançameto pelo selo Portuguese Progressive que os singles foram lançados em 1973 pelo selo Zip Cap.

Wagner Xavier

Bourbonese disse...

Penso que está correcta a informação.