06 junho 2009

BEATLES EM PORTUGAL



Beatles em Portugal
Luís Pinheiro de Almeida + Teresa Lage
Assírio & Alvim, Rei Lagarto, 2002

Apesar dos Beatles nunca terem actuado em Portugal, os seus elementos estiveram, de vários modos, ligados ao nosso país. Paul McCartney era um assíduo frequentador do Algarve e a letra de “Yesterday” foi escrita em Portugal. A canção “Penina”, por cá popularizada por Carlos Mendes, mas antes disso oferecida a Aníbal Cunha dos Jota Herre - que tocava na altura no Hotel do mesmo nome -, tendo o Beatle ainda feito uma perninha no palco do bar é também outro de ligação. George Harrison tinha um amigo português (Domingos Piedade) com quem partilhava a paixão pelos automóveis e uma grande afeição por um cavaquinho fabricado propositadamente para ele por um artífice de Tebosa, concelho de Braga. O livro tem um exaustivo inventário de tudo o que em Portugal disse e diz respeito aos Fabulous Four, entrevistas concedidas a jornalistas portugueses, depoimentos de pessoas que com eles contactaram, uma enorme iconografia (cartazes, fotos, as edições portuguesas dos discos, documentos, etc.) e uma bibliografia. Mas também tem uma série de erros, entre os quais o mais hilariante é aquele em que o autor diz que possui uma das duas cadernetas de cromos existentes no nosso país (editadas pela Íbis na segunda metade da década de 60). Quantas quer?

A Vida dos Beatles
Hunter Davies, Expressão e Cultura, 1968
Quando foi entrevistado em 1997, Paul McCartney explicou que a biografia oficial dos Beatles, de Hunter Davies, de 1967, era só 60% verdadeira. O resto foi ocultado pelos Beatles para proteger amigos, famílias e namoradas dos lados mais sombrios das histórias. Infelizmente, os Beatles repetiram essa história tantas vezes que esqueceram o que era verdadeiro e o que fôra inventado. Em 1963, quando o Daily Mirror estampou em letras garrafais na sua primeira página a palavra Beatlemania, tudo parecia explicado. Mas ainda há muito o que dizer.

4 comentários:

MC disse...

Não seriam cadernetas de cromos dedicadas aos Beatles :)

MC2 disse...

Extracto de uma entrevista a LPA

"Damos a conhecer parte de uma colecção de cromos dos Beatles que se publicou em Portugal e de que só há cinco completas no Mundo."

Anónimo disse...

Exactamente. Estava a falar da tal caderneta dedicada aos Beatles que a Íbis editou (e a Bruguera editou no Brasil). Essa caderneta não é fácil de arranjar mas há umas boas centenas (ou até mais). Nunca 5 como o autor refere (completas). Eu tenho duas (e ele não deve saber). Tenho visto muitas à venda.

Anónimo disse...

Eu tenho a minha colecção completa só me falta mesmo caderneta , que compraria se aparecesse por valores que possa pagar . heldermonte@iol.pt