15 junho 2009

MDA



Os MDA (Mundo de Aventuras) foram um grupo dedicado à música dançavel constituído pelos irmãos José e António Salvador e pelo holandês Rik Zwaan que, mais tarde, será substituído por João Megre (na altura, A&R da Sony). Tendo explodido publica e comercialmente em meados da década de 90, o grupo tinha já existência desde 1983, embora na altura se chamasse Mundo de Aventuras e praticasse um outro tipo de música. Com a fase de grande impulsão que a música de dança portuguesa atravessou nos anos 90, os MDA procuraram recriar alguns clássicos da pop-rock nacional em ambiente dançável. Convidaram, então, várias vocalistas - entre as quais a modelo Nayma e as cantoras Kika Santos e Dora - e recriaram clássicos da pop-rock em tom dançavel, muitas vezes sem autorização dos próprios autores dos temas, o que gerou situações inclassificáveis que obrigaram a alterações de discos comercialmente já lançados. Por exemplo, o único álbum por estes lançado ("MDA: Volume 1") teve que ser reeditado com outra designação ("Regresso ao Admirável Mundo Novo") e faixas distintas pois a primeira versão foi retirada do mercado por alegada falta de autorização dos Madredeus para as versões de "O Brasil" e "O Pastor"). Por sua vez, o tema "Amor" que havia sido lançado em formato CD, com o original dos Heróis do Mar, não foi autorizado por Pedro Ayres de Magalhães, sendo que acabou por ser reeditado em vinil, com esse título, mas subintitulado a letras pequenas de "Regresso ao Admirável Mundo Novo". A faixa já não era a mesma, mas uma composição dos irmãos Salvador.

DISCOGRAFIA

BATUCADA TROPICAL [CD Single, Tink, 1990]


BATUCADA TROPICAL [12"Maxi, Tink, 1990]


AMOR [12"Maxi, Sony Music, 1996]


AMOR [CD Single, Sony Music, 1996]


ESTOU ALÉM [CD Single, Sony Music, 1996]

 
ESTOU ALÉM [12"Maxi, Sony Music, 1996]


UM LUGAR AO SOL [CD Single, Sony Music, 1996]

UM LUGAR AO SOL: REMIXES [CD Single, Sony Music, 1996]


MDA: VOLUME 01 [CD, Sony Music, 1996]


POR QUEM NÃO ESQUECI [CD Single, Sony Music, 1997]

AMOR É VINHO [CD Single, Sony Music, 1997]


ADMIRÁVEL MUNDO NOVO [CD, Sony Music/Globo, 1997]


REGRESSO AO ADMIRÁVEL MUNDO NOVO [CD, Sony Music, 1997]

COMPILAÇÕES


MAIS VALEM 36 MÚSICAS NO SAPATINHO [2xCD, União Lisboa, 1996]


NOITES LONGAS: A UNIÃO FAZ A DANÇA [CD, Sony, 1998]

PRESS
A Pop Electrónica quase Dance Music, João Botas, Promúsica 08 de 08-1997

12 comentários:

asd disse...

Também já tinha visto o site deles na net. É curioso que aquando da saída do disco negaram que MDA quizesse dizer Mundo de Aventuras :)

Num dos primeiros BLITZ apareceu um artigo com o grupo. Com o blo ovelhoblitz é mais fácil de localizar

http://ovelhoblitz.blogspot.com/2009/02/blitz-ano-i-n11_06.html

Chegaram a lançar um disco nessa altura por isso falta acrescentar à discografia.

asd disse...

penso que o álbum se chama "MDA vol.1" que depois foi reeditado com o nome "Admiravel Mundo Novo" (?) porque o Pedro Ayres não aceitou a inclusão das versões.

O tema "Amor" com a Nayma foi o tema de apresentação do álbum e era uma versão do tema dos Heróis do Mar. O máxi de 1997 não é versão dos HDM nem sei se é com a Nayma. Na rodela diz "O Outro Lado do Amor" e parece-me que é creditado a outros autores.

http://guedelhudos.blogspot.com/search?q=mda

Bourbonese disse...

Acho que tem razão. Só não estou de acordo com a referência ao Blitz. O Blitz começou a ser editado mais de uma década antes do aparecimento desta banda... Esses Mundo de aventuras eram outros e até tenho um single deles que mais tarde ou mais cedo irá aqui constar. Provavelmente, devido a estas questões surgirá mesmo de forma antecipada já na próxima semana. Na realidade tenho todos os nºs do Blitz e não me lembro de qualquer referência a estes MDA.

Bourbonese disse...

Estive a ler o artigo novamente e tratam-se mesmo dos mesmos músicos, contudo a fase de 80 é completamente distinta, pelo que abri uma nova entrada.

asd disse...

Na entrada dos Mundo de Aventuras deveria ser colocada a referência a esse artigo do Blitz mais o seguinte:

http://4.bp.blogspot.com/_2r2wvSOxCxM/SXzASf_g8mI/AAAAAAAAAR0/uAI9shWWPaU/s1600-h/010812.JPG

(para que não fiquem perdidas)

asd disse...

O mcd "Um lugar ao sol" está repetido e na versão maxi do "Amor" está indicado 1996 e não 1997.

asd disse...

Reparei que nas últimas entradas tinha o nome dos MDA. Chamo à atenção que o disco de apresentação desta nova fase, pelo menos em Portugal, foi a versão do "Amor" com a Nayma. Isso não é o que se percebe pela leitura da discografia. Não estive a fazer a análise disco a disco mas parece-me que os comentários que deixei já indiciavam o facto do disco com a nayma ser o primeiro disco.


na versão maxi do "Amor" está indicado 1996 e não 1997.

Bourbonese disse...

ASD: Introduzi a referência ao artigo no Blitz na Ficha dos Mundo de Aventuras. Relativamente à questão da restante discografia, segui o critério e referências do próprio grupo numa página oficial dos MDA, que encontrei algures na Net. Penso que os MDA poderão ter iniciado esta sua nova fase dedicada à música de dança mais cedo. Contudo, só aquando do convite à participação de Nayma - uma figura pública com bastante mediatismo -, aproveitaram para alavancar a carreira e exposição junto dos media e público. Obrigado pela sua sempre importante e atenta colaboração.

asd disse...

O "Amor" com a Nayma foi o primeiro disco desta fase. O segundo single é a versão do variações. Depois da proibição do Pedro Ayres é que saiu o disco com a flor.

psi50 disse...

alguem sabe onde comprar (ou download) o album admiravel novo mundo dos m.d.a de 1997??

Anónimo disse...

O que será feito do cantor SAM que interpreta a faixa nº 3 ( estou alem) do cd dos MDA?

asd disse...

Lembro-me de há uns 10 anos ler uma notícia que referia que o Sam iria lançar um disco mas nunca foi editado. Há poucos meses por causa do retorno do General D ouvi uma entrevista no Portugália em que dizia que o Sam era um dos muitos convidados do concerto que foi realizado nessa altura.