11 junho 2009

PLASTICINE



Grupo das Caldas da Rainha formado por apenas dois membros, Manuel Simões (voz, guitarra, futuro elemento dos Norton e colaborador próximo dos Gomo) e Nuno Rebelo, a que se juntou, posteriormente, Gaspar. Os elementos do grupo eram ainda adolescentes e, muito provavelmente devido a esse facto, a sonoridade da banda era caracterizada por se apresentar demasiado exposta a influências que iam dos inevitáveis Nirvana aos incontornáveis Pavement. Nada de novo, portanto. Estiveram ligados à editora Bee Keeper de Elsa Pires. Manuel Simões, o vocalista da banda, chegou a tocar com Loto e acompanhou posteriormente os Gomo ao vivo. Este músico esteve ainda envolvido num outro projecto de nome Simpletone. O grupo participou em várias compilações, entre as quais "Keep the Noise" (Som Sónico) e "Going Genious 4" (Plaguer Recordings). Após a edição, em 1998, da cassete "Does It Feels Good When It's All Wrong" - em que contaram com a colaboração de Bruno (voz e programações) e de Cláudia (voz), lançaram, dois anos depois, um último trabalho, "Indie", um EP com 6 temas.

DISCOGRAFIA


DOES IT FEELS GOOD WHEN IT'S ALL WRONG [Tape, Bee Keeper, 1998]


INDIE [CDR, Edição de Autor, 2000]

COMPILAÇÕES


I'M NOT A POP STAR [CD, Som Sónico, 1998]

GOING GENIUS 04 [CDR, Plaguer Recordings, 1999]
KEEP THE NOISE [CDR, Som Sónico, 1999]


LOOKING FOR SOMETHING [CD, Bor Land, 2000]


SUPER CALDAS DA RAINHA [CD, Skud & Smarty Records, 2003]


CAN TAKE YOU ANYWHERE YOU WANT [2xCD, Bor Land, 2005]

8 comentários:

Marco disse...

Nuno Oliveira é de facto baterista de pelo menos algumas das bandas referidas (Bass-Of, Plug-In e Flippers)mas não foi o de Plasticine. Esse era o Nuno Rebelo. Nuno Oliveira tocou com Manuel Simões num outro projecto, os Unexpected salvo erro.

Bom trabalho

Carca disse...

Manuel Simões actualmente milita nos Norton além de tocar com o Gomo.

Carca disse...

E a Elsa era Pires e não Raposo. Esse erro em particular é grave.

Bourbonese disse...

Correcções efectuadas. Obrigado a atodos. Na realidade, não vivi esta fase da música urbana portuguesa muito por dentro pelo que este tipo de informações são importantíssimas.

Carca disse...

Manuel Simões nos Norton aqui:

http://www.myspace.com/norton

E fazes um trabalho louvável neste blog, tenho acompanhado e louvo o trabalho nas biografias das bandas e da recolha das capas dos discos e demos. os meus sinceros parabéns!

anorakispo disse...

Boa tarde,

sou o Manuel Simões, vocalista e guitarrista dos Plasticine. Primeiro que tudo, obrigado por se lembrarem de nós e pelo excelente trabalho em reunir por aqui os nomes que fizeram e fazem parte do belissimo panorama musical português. De facto existem algumas correcções a fazer no texto de Plasticine: não surgimos posteriormente com o nome Morgen. Os Jaguar sim, também ligados à Bee Keeper da Elsa, tinham um projecto paralelo com esse nome, que posteriormente mudaram para Musgo. A última frase é correcta, mas no entanto não se adequa aqui, porque o Nuno Oliveira não fazia parte dos Plasticine, era apenas um amigo muito chegado.
No entanto, em 99 editamos temas em duas duas compilações - "Keep the Noise" (da Som Sónico) e Going Genious 4 (Plaguer Recordings). Em 2000 editámos mais um ep com 6 temas "Indie". De resto, tudo okay!

Obrigado também ao Carca : )

Com os melhores cumprimentos,

Manuel Simões - Plasticine

Bourbonese disse...

Agradeco pessoalmente ao manuel Simões pelas correcções e adições, que ajudaram já a rectificar a entrada. Seria abusivo pedir scans das capas dos CDs das edições referidas e que desconhecia? E já agora um bom scan da edição em cassete da Bee Keeper. A arqueologia vai, assim, de vento em popa...

anorakispo disse...

O prazer é todo meu. Contudo, existe ali uma frase que está "a mais" no texto - "Nuno Oliveira tocou com Manuel Simões num outro projecto, os Unexpected". Como já tinha comentado acima, o Nuno Oliveira não pertencia a Plasticine. Vou digitalizar as capas dos discos e cassete!
Cumprimentos,

Manuel Simões - Plasticine