07 julho 2009

GRUPO DE BAILE



A vida corria bem para o Grupo de Baile naquele ano de 1981. Já não eram apenas o grupo de amigos que se conheciam desde a infância, dos tempos em que tocavam na filarmónica da terra, nem sequer aquela banda que corria pelo circuito dos bailes com umas rocalhadas importadas do estrangeiro. As 99 mil cópias do single "Patchouly/Já Rockas à Toa", lançadas em Janeiro no mercado, foram consumidas vorazmente. As que traziam o "piiiiii" sobre a palavra "pentelho" e as em que se ouvia tudo. O Grupo de Baile fez disco de ouro em apenas um mês. Foi tiro e queda. Primeiro o tiro, depois a queda. Quase dois anos depois, mesmo tendo gravado um novo single, "Estória Linda", o Grupo de Baile não voltou a ter o mesmo sucesso. Volatizaram-se. Viveram a mesma história que muitas outras bandas nascidas durante o "boom" do rock português, na euforia daqueles anos de 1980 a 1982, em que o panorama musical explodiu de uma tal forma que só podia mesmo vir depois a implodir. [Dulce Furtado]

DISCOGRAFIA


PATCHOULY [Versão Censurada] [7"Single, VC, 1981]


PATCHOULY [7"Single, VC, 1981]


ESTÓRIA LINDA [7"Single, VC, 1982]

COMPILAÇÕES


MÚSICA NOVA [LP, VC, 1984]


O MELHOR DO ROCK PORTUGUÊS 1980-1984 [CD, EMI-VC, 2003]


FEBRE DE SÁBADO DE MANHÃ [3xCD, EMI, 2006]

7 comentários:

ARISTIDES DUARTE disse...

O single "Vocalista Rock" existe mesmo. Quer dizer , não teve edição comercial, mas existe esse single. E o som desse single até nem é mau. Muito superior a "Estória Linda"

Bourbonese disse...

Chegou a ser prensado e feito artwork?

ARISTIDES DUARTE disse...

Exactamente. Esse disco existe com artwork e tudo. A capa é igual à do single "Estória Linda". Não sei porque esse disco nunca foi lançado no circuito comercial.

Bourbonese disse...

EStranho editarem um disco com a mesma capa do "Estória Linda". Provavelmente teriam duas opções e acbaram por escolher (ou a editora escolher!) o "Estória Linda".

ARISTIDES DUARTE disse...

Pois. Deve ter sido isso. O que é certo é que os temas do single "Vocalista Rock" são muito melhores que os de "Estória Linda". Não sei de quem foi a opção pelo tema "Estória Linda", que , afinal, se revelou um fracasso tal, que levou à extinção da banda.

glb disse...

[Sugeria a criação de uma aplicação para mostrar os "últimos comentários" do blog]

Gostava de ver a capa desse 3º single.

Há uma entrevista do Ricardo Camacho ao BLITZ em que ele fala de nomes que produziu e refere alguns que nunca foram editados. Um dos discos era de Pedro Fesch e já vi à venda. O outro era dos Bando Branco.

http://ovelhoblitz.blogspot.com/2009/04/blitz-ano-i-n-27_6821.html

A vida do Grupo de Baile foi curta, já que a editora não editou aquela que deveria ser a canção sucessora de "Patchouly", e que teria por título "O Pirilau do Rock". "Não tinha graça nehuma", defende David Ferreira.

http://anos80.no.sapo.pt/art021.htm

cskh disse...

no site http://grupodebaile.co.cc/ tem imagens dessa pretensa capa para o single Vocalista Rock/Dança Dança de 1982. A imagem é muito reduzida e não dá para ver os detalhes da capa. Quem fez o site deve ter acesso a mais dados porque contém muitas imagens e informações priviligiadas sobre a banda.