23 agosto 2009

NOVIDADES

A partir desta semana o blogue apresentará algumas novidades há muito desejadas e pensadas:

1. Contará com um novo colaborador, Paulo Martins, pessoa amiga e conhecedora - sobretudo da música urbana portuguesa feita nas décadas de 80 e 90 -, que irá encetar buscas ao seu vasto baú e debita-las nestas páginas.

2. Têm-se feito adições importantes a fichas relativas a bandas já há muito editadas que não se têm traduzido em novas visualizações e/ou actualizações por parte dos leitores mais antigos. O facto disto se tratar de um blogue e as entradas se fazerem por forma cronológica impede que se saiba que alterações foram efectuadas. Duas hipóteses se colocaram para ultrapassar esta limitação: ou se proporcionaria uma ferramenta indicativa das alterações efectuadas na barra lateral ou, alternativamente, se editaria nova ficha sempre que haja alguma alteração, substituindo-se a anterior. Optámos por esta última opção, portanto não estranhem futuros reposts sobre bandas, pois eles trarão sempre alguma coisa nova e servirão em simultâneo para refrescar a página.

3. Vários leitores colocaram a questão sobre o porquê de não surgirem referências a bandas nacionais de rap ou de hip hop. Resposta: primeiro não sou apreciador do género, logo nunca poderei falar sobre algo que desconheço. Em complemento, posso referir que, na minha óptica, o discurso maioritário destas bandas é tão guetizado e revelador de uma prepotênca que não não me interessa nem nunca interessou o seu discurso. Obviamente há excepções.

4. Estou a revirar muitas das revistas e jornais que serviram de fonte a informações aqui recolhidas e que precedem a era do digital. Estou a pensar em compilar em álbuns, fotografias de muitas das bandas aqui focadas. Que acham da ideia? Valerá a pena perpetuar esta informação, catalogando-a e disponibilizando-a?

No que diz respeito aos meus outros trabalhos, abri esta semana ao público o de "Cromos de Futebol". Para os apreciadores, fica a informação de que serão catalogadas e analisadas exaustivamente, grande parte dos álbuns editados ao longo dos tempos. Mas falta-me muita informação, pelo que se solicita colaboração exterior, sobre a forma de fornecimento de informações, trocas directas ou pura e simplesmente agradecem-se envio de cadernetas em formato digitalizado (scans em JPG 300dpi, sff). Seria bom poder contar convosco.

Para qualquer contacto directo ou divulgação, o e-mail é o seguinte: bourbonese@netcabo.pt

2 comentários:

Eduardo F. disse...

Claro, amigo. É sempre salutar renovar a memória. (ponto 4)

Ponto 1 - Fantástico! Juntos faremos melhor.

Ponto 2 - Era o que eu teria feito. Penso que é a melhor opção, também.

Ponto 3 - Seria bom. Até porque assim se preencheria uma lacuna nesse género. Sendo importante gostar, penso que não é necessário. Uma vez que, e concordarás comigo, há muitos casos em que ao falares das bandas apenas apresentas descrições, parecem-me, objectivas, isto é, sem opiniões.
Claro, antes de tudo importa conhecer. Se as informações ajudarem, poderá ser muito útil.


Em relação aos teus outros projectos, não posso ajudar-te. Todas as minhas outras colecções (guardo os discos, somente) já tiveram os seus destinos moribundos...
:(

Abraço.
:)

Vozes Distantes disse...

Viva! Tudo bem?
Não achando de bom tom pronunciar-me sobre o primeiro ponto da ordem de trabalhos, embora Narciso seja um bom nome, venho deixar a minha modesta opinião sobre os sequentes...
2 - De facto é a melhor opção, mais prática e acessível para todos. Se calhar, e a seguir ao título dos artigos, poder-se-ia colocar, entre parentesis, (repost) ou algo do género...
3 - Subscrevo, além de que, como está bastante na moda, há páginas específicas e com muita informação sobre o género, facto que não acontece com a imensa maioria dos projectos aqui postados!
4 - No que poder ajudar. é só dizeres pois acho a ideia brilhante :-)
Um grande abraço