28 novembro 2009

INFRARAVE



Paulo Ribeiro havia estado ligado ao movimento do break dance enquanto bailarino quando, em 1991, decidiu dedicar-se á música. A sedução do movimento do acid house era forte e o músico começou a reunir material de estúdio e a criar os seus próprios sons de cariz ainda muito experimental. Nessa altura tem contacto com o projecto Infrarave que existia há cerca de um ano e se dedicava à música de dança. Os seus responsáveis eram Luís Graca (aka Mr.Wave, teclados, sintetizadores), Miguel Ângelo (aka, Dr.Jones, futuro Kult of Krameria, computadores, samples) e Homero Bettencourt (aka Collie, futuro Kult of Krameria, vozes, misturas). O grupo estava a atravessar uma fase de forte expansão e era já reconhecido no meio da música de dança porém, uma forte cisão estava a dar-se no seu seio. Miguel Ãngelo, Homero Bettencourt e DJ Migas (um ex-colaborador do projecto) formam os Kult of Krameria, assumindo divergências musicais, de gostos e de ideias. Evocavam a necessidade de se avançar para áreas mais dançáveis, mais relacionadas com a actividade de DJ per si, tentando criar algo de diferente dentro do género. Os desertores afirmavam que muita gente apontava aos Infrarave um excesso de quebras, não sendo esse o caminho mais adequado à composição de música para pistas de dança. Com esta ruptura, os Infrarave passaram a ser o alter ego de Luís Graça que convida Paulo Ribeiro (aka Mix MC) para o grupo. Este último começa por operar as caixas de ritmos e a manipular o computador - na altura um Atari - no sentido da composição. Em 1995, Luis Graça afasta-se do projecto - mantendo contudo a supervisão -, passando Paulo Ribeiro a trabalhar a solo. Dois anos depois é editado o primeiro CD nessa qualidade, "Psychedelic Therapy", ao qual se sucederão mais sete, dois deles duplos. Com excepção de um dos trabalhos em que surgiam ritmos africanos, todos eles se debruçaram sobre o techno.

DISCOGRAFIA


SOUNDS [CD, Warning Inc, 1993]


IONIZED DENOISER [12"Maxi, Warning Inc, 1994]


PSICADELIC THERAPY [CD, Infrarave Records, 1997]

O QUE É QUE SE PASSA AQUI? [12"Maxi, Infrarave Records, 1998]
INFRARAVE [CD, Infrarave Records, 1998]
INFRAMASTERTUNING [CD, Infrarave Records, 1998]
LIVE ACT II [CD, Infrarave Records, 1999]


MIX@INFRARAVE.2000 [2xCD, Infrarave Records, 2000]


ORIGINAL MIX MC [2xCD, Infrarave Records, 2001]

COMPILAÇÕES


GÁRGULA MECÂNICA [CD, Simbiose Records, 1992]


PROMÚSICA 04 [CD, Promúsica, 1997]


PROMÚSICA 08 [CD, Promúsica, 1997]


HYPNOSE [CD, Warning Inc, 1998]

INFRADELLICA PRESENTS MIX @ METAMORPHIC 1 [CD, Infrarave Records, 1999]


PROMÚSICA 43 [CD, Promúsica, 2000]

PRESS
Cyber Raver!, Nuno Rodrigues, Promúsica 09 de 09-1997
Infrarave, Promúsica 43 de 08-2000

2 comentários:

Anónimo disse...

Bom a info está um pouco incompleta...sim depois da separaçâo, da formaçâo dos "Kult of Krameria", há a formaçâo de Luis Graça+Fernando Marques com concertos pelo norte, algarves e nova separaçâo. Veio a Formaçâo Luis Graça+Joâo Folgosa, depois Luis Graça+Joâo Folgosa+colaboraçâo nas vozes da actriz Sofia de portugal com varios concertos em lisboa como no "Paradise Garage" e "Alcantara-Mar", depois Luis Graça+Joâo Folgosa+Paulo ribeiro(MIX MC) e por fim o nome "INFRARAVE" é comprado a Luis Graça por "MIX MC" ficando com os direitos de marca. "MIX MC" depois de "Psicadelic Therapy" de 1997 edita "Live Act I" em 1998, "together" em 1998, "DJ ALL vs MIX MC" em 2005 com a marca "INFRARAVE".A linha estética de MIX MC é menos ecletica e mais convencional caido por vezes no Deja-vu.

Catarina disse...

Alguém me pode dizer onde consigo arranjar o albúm "psicadelic therapy"? o de 1997... Estou farta de procurar e nada... Agradecia a quem me desse esta bela Info. :)