22 novembro 2009

MOVIMENTO



Em meados da década de 70, uma banda inicialmente chamada Conjunto Movimento e posteriormente apenas Movimento teve alguma atenção por parte das editoras, nomeadamente pela Orfeu de Arnaldo Trindade. O grupo era composto por seis músicos mas dos seus nomes nada sei pois a informação era parca. Apenas encontro referências a um A.Coelho e a um J.Veiga. Os seus discos eram preencidos normal e basicamente por covers de temas anglo-saxónicos cantados em português. A música podia ser basicamente caracterizada por ser um pop-rock meloso e muito datado (hoje chamar-se-ia "pimba"), com verdadeiros tiques de música de baile. As letras, de cariz pacifista e embuídas do espírito freak à portuguesa, vertente emigrante... O primeiro EP é menos interessante que o segundo e curiosamente os lados B são bastante mais apetecíveis que os A, o que denotará, talvez, alguma exigência por parte da editora no sentido da banda se apresentar mais comercial do que seria na realidade. No EP "Homem" encontramos covers de "I'd Love You Want Me" (Lobo), "Liverpool Lou" (Tradicional, popularizada pelos Irish Rovers e the Beatles), "Waterloo" (Abba) e "I Get a Little Sentimental Over You" (New Seekers). Todas elas soam muito festivaleiras e sem grande interesse. Já o segundo EP incluia "You're Sixteen" (Sherman Brothers), "Dont Stay Away Too Long" (Peters and Lee), "Seasons In The Sun" (Jacques Brel) e "Rock'n Roll Suicide" (David Bowie). Devo confessar que comprei os dois EP's por causa deste último tema. Trata-se de uma versão muito orquestrada do original e com uma letra muito pseudo-social ao bom (mau) estilo dos anos 70.

DISCOGRAFIA


SOMOS LIVRES [7"Single, Orfeu, 1974]

DING-A-DONG [7"Single, Orfeu, 1975]


HOMEM [7"EP, Orfeu, 1975]


UMA TARDE NO CAFÉ [7"EP, Orfeu, 1974]


MOVIMENTO CANTA GRANDES SUCESSOS [LP, Orfeu, 1975]

5 comentários:

Eduardo F. disse...

No 7" de 76, aquilo parece-me granito. Seriam, provavelmente do norte do país. Mas de onde?

De onde eram os Movimento?
(a ver se algum dos membros alguma vez dará com isto e nos diga...)

Abraço.

Rafael Moliv disse...

Oi NZMKR! Tenho muito prazer em conhecer você. Gostaria, se possível, que você me desse a permissão de conversar com você sobre o compacto da banda Movimento... Você pode me dar um endereço de e-mail seu? O meu endereço de e-mail é este: rafaelmoliv@gmail.com

Sou um grande fã de Jacques Brel e de música, e pelo o que eu vejo, você também é fã de música... Tenho vários e raríssimos discos, inclusive de álbuns dedicados a Jacques Brel, teria o maior prazer de dividir um link para download destes álbuns com você, em troca de um link para download da versão da banda Movimento para a música "Seasons In The Sun", ou "As Andorinhas Já Voltaram". Você pode me enviar um link para baixar desta música? Ou de todas as canções deste EP? Eu gostaria muito de ter este disco... De verdade... Hoje, no blog do meu amigo Sérgio, o "Canto do Brel", no http://cantodobrel.blogspot.com, saiu uma notícia sobre este EP que você tem com este cover de "Seasons In The Sun". Você poderia me ajudar? Se me der a honra de ser teu amigo, ficarei muito feliz em ser teu amigo e trocarmos muita música boa e uma amizade verdadeira. Prometo a você que não passarei o link para download do EP ou das músicas para ninguém, pode ficar tranquilo quanto a isto, sou uma pessoa de palavra. Vou adorar também passar link de discos raros para você, pois adoro compartilhar as minhas músicas com os meus amigos, fico feliz quando eles estão felizes... è um prazer te conhecer, e por favor, responda a esta minha mensagem. Um forte abraço e aguardo por uma resposta sua, ok? Fique com Deus e felicidades!!!

P.S.=Te enviei uma mensagem ontem pelo seu MySpace, mas você não me respondeu, por favor, me responda!!!

Anónimo disse...

Bem que você poderia deixar de ser egoísta e colocar todos estes EP's da banda Movimento para download, tendo em vista que nem se acha tais EP's para comprar... Gostaria muito de escutar as músicas deles, pois nunca havia ouvido falar desta banda em minha vida... Não gosto de gente egoísta, que tem as músicas e não compartilham o que tem, ficando assim muitas pessoas impossibilitadas de conhecer tais raridades belas, devido a mesquinhez do ser humano.

Rafael Moliv disse...

Caro Pedro,

Acho que você deveria colocar aqui um link para download desta raridade que é a versão em português de "Seasons In The Sun", em consideração a todos os apaixonados por Brel. Se você tem todos estes EP's, então porquê não compartilhar esta jóia rara com todos nós? Revele os tesouros que tem dentro do seu baú para todos. Guardar só para si não tem serventia alguma, não concordas? Aqui no Brasil há uma frase que resume bem esta sua atitude: "caixão não tem gaveta", ou seja, quando você morrer, não poderá levar estas preciosidades contigo e as mesmas se perderão no tempo, sem ao menos ninguém ter conhecido ou ouvido estas maravilhosas canções... Não que desejo a sua morte, mas reveja essa sua posição, pois não se acha estes EP's em lugar algum à venda na net. Vamos somar, Pedro, e não subtrair. Gostaria se possível, de uma resposta, não sei o por quê de você não responder as pessoas que postam comentários em teu blog...

Anónimo disse...

O blog não é meu, já lhe respondi através do myspace e do blog "O Canto do Brel", por favor veja as mensagens e leia o que lhe disse.

Não pode criticar sem sequer ter lido as mensagens.