27 junho 2010

LOS TOMATOS



Uma altura houve em que, sob a égide de uma qualquer editora já estabelecida, músicos já com algum nome no meio musical, se reuniam em torno de um projecto de vida efémera cujo objectivo era ou ganhar dinheiro fazendo render o peixe ou gozar com o establishment. Em 1998 foi a vez de Los Tomatos, uma banda formada por Ian Mucznik (voz, guitarra), Natxo Checa (voz, percussão), João San Payo guitarra, ex-Despe & Siga), Luís San Payo (bateria, Pop Dell'Arte), Nuno Reis (piano, trompete), Pedro Leal (baixo), Luís Cardoso (saxofone) e Jaime Oliveira. O grupo era, na realidade, o trabalho base de dois elementos - Ian Mucznik e Natxo Checa -, a que se foram juntando incontáveis colaborações. Tinha também já alguma rodagem de palco quando lançaram o seu único trabalho, "Granda Flash", pela El Tatu. A sonoridade do grupo era uma mistura de géneros que iam do ska ao reggae, do funk ao rock, da música latino-americana à pop. Na realidade, este tipo de experiências sempre se mostrou como inconsequente e o grupo definhou apos algum mediatismo que lhe foi dado pelos jornalistas do Blitz, jornal musical de então, que frequentava os locais da moda. Em Setembro de 1999 o semanário anunciava que o grupo, fortemente remodelado em termos de membros, se encontrava a trabalhar num segundo álbum que nuca chegou a ser editado.

DISCOGRAFIA


GRANDA FLASH [CD, El Tatu, 1998]

PRESS
De Volta Aos Dias da Rádio, Miguel Cadete, Blitz nº 545 de 11-04-1995
O Futuro foi Quinta-Feira, Miguel Cadete, Blitz nº 643 de 25-02-1997
Salada de Sete Sabores, Pedro Gonçalves, Blitz nº 701 de 07-04-1998

5 comentários:

Eduardo F. disse...

Eram de Lisboa, não?

Será que o Ian Mucznik é filho da Esther?

Abraço.

Eduardo F. disse...

A Esther escreve sobre o Judaísmo em várias publicações...

Bourbonese disse...

Gostava de ajudar mas não sei. Sei apenas que Ian Mucznik é filho de pais franceses mas naceu em França onde viveu até aos 10 anos. O apelido deve indiciar ligação familiar pois não é comum. Tatxo era de Barcelona. O grupo foi formado em Lisboa.

l1xer disse...

Natxo está ligado ao ZDB. Não tenho a certeza da ligação Ian/Esther mas sempre a fiz. Não considero que seja uma banda de músicos famosos pois os principais seriam Ian e Natxl que não cabem nesse rol. Penso que é o Ian que aparece num tema dos Cool Hipnoise (talvez o tema do Tejo beat)

Eduardo F. disse...

Olá, não deve ter qualquer relação, então.

Abraço.
E obrigado.