18 julho 2010

BORIS EX MACHINA



Projecto formado inicialmente apenas por Armando Teixeira (voz, programações) e Carlos Costa (guitarra), a que se juntaram posteriormente Carlos Morgado (guitarra), Ernesto (bateria), Miguel Leiria Pereira (contrabaixo) e Rini Luyks (acordeão, recrutado quando tocava na Rua do Carmo, em Lisboa). Assumiam timidamente influências de Kurt Weil, Bertolt Brecht e até Tuxedomoon. Rejeitavam quaisquer aproximações a projectos como Tindersticks. Ambicionavam tocar com uma orquestra, misturando um panóplia de referências que poderiam ir do tango, ao fado, da valsa à polka, sempre cantando em português. Mas Armando Teixeira era um músico demasiado polivalente para se confinar apenas a um estilo. Foi membro de diversas bandas como Bizarra Locomotiva e Ik Mux. Foi também membro dos Da Weasel, uma banda de hip-hop. Mais tarde envolver-se-á em projectos a solo como os Balla e os Bulllet. Com os Boris Ex-Machine assume algumas referências de Nick Cave, apoiado por maquinaria diversa, assume a postura de músico/cantor de cabaret, melancólico, nocturno e aprazível. Com recurso ao violoncelo e acordeão. O tormento diabólico provocado pelas referências bíblicas nos velhos "bluesmen", que Nick Cave procurava encarnar, assim como o pachorrento ânimo de beberrão em que Stuart Staples equilibra as suas ladainhas, têm em Armando Teixeira um suplemento em Tony de Matos circunspecto e em "slow-motion", recorrendo menos à nicotina e à vertigem etílica e mais à tentação literata de Mário Sá Carneiro. A voz de Armando sofre ainda de alguma debilidade se comparada com a dos seus símbolos, mas o único disco mostrou-se interessante e um verdadeiro marco para o músico que, a prazo deixará os seus restantes projectos mais alternativos - Da Weasel e Bizarra Locomotiva -, para se dedicar com maior consistência a este tipo de abordagem musical.

DISCOGRAFIA


TANGO INFERNAL [CD, Symbiose, 1996]


À BEIRA DE ÁGUA [3"CD Single, Symbiose, 1996]

COMPILAÇÕES


100% [CD, Música Alternativa, 1995]

PRESS
O Cabaret Cibernético, Pedro Portela, Blitz nº 403 de 21-07-1992
Danças de Um Salão Futurista, António Pires, Blitz nº 592 de 05-03-1996
Boris Sem Machina, Rui Catalão, Pop Rock/Público nº 2229 de 17-04-1996
Retorno ao Interior, Fernando Magalhães, Público nº 2390 de 25-09-1996 [CAPA]
A Valsa dos Desalinhados, Pedro Gonçalves, Blitz nº 622 de 01-10-1996
Dos Friques aos Fraques, Jorge Manuel Lopes, Blitz nº 656 de 27-05-1997

2 comentários:

rc disse...

Falta a compilação 100%. Deve haver alguma confusão nesse RIP. Só se for nome de grupo. o RL deve ser o mesmo de http://anacruses.blogspot.com

Bourbonese disse...

Obrigado pela Nota. era de facto um erro, entretanto já corrigido. Já agora: não quer colaborar directamente no blogue, enquanto membro?