27 outubro 2010

MORITURI



Surgiram em Novembro de 1984, formados por Elsa Didelet (voz), João Martins (baixo), Luís Moreno (guitarra, mais tarde nos Doutores e Engenheiros), João Pratz (bateria) e Isabel Cardoso (voz), tendo-se estrado ao vivo na mítica Teia, em Belém, Lisboa, sala onde actuavam bandas punk. Participaram depois no 2º Concurso de Música Moderna do Rock Rendez Vous, praticando ainda uma sonoridade punk rock que ao longo dos anos se foi adaptando a um rock gótico típico dos anos 80. A banda sofreu, ao longo da sua existência, imensas alterações no seu line up. Nele constaram, numa primeira fase, nomes como Luís Saraiva (bateria), Alexandre Gomes (voz, teclas), Luís San Payo (bateria, após o suicídio de Luís Saraiva), Luis Lança (percussões), Orlando Cohen (guitarra, posteriormente nos Peste & Sida e Censurados) e Mané. Ficaram em segundo lugar no 4º Concurso do Rock Rendez Vous. Numa segunda fase já mais adiantada da sua existência, contarão nos seus quadros com outros músicos: Alexandre Fernandes (bateria, mais tarde conhecido como Alex FX) ou Ricardo Carmo (guitarra, irmão de Xana, dos Rádio Macau) ou Hippo (bateria), sendo que cada vez o seu som se assume como mais pós-punk, com uma sensibilidade algo melódica. Todos os seus elementos eram bons executantes. Tocaram nas primeiras partes dos concertos nacionais dos The Lords of The New Church do malogrado Stiv Bators, tendo em 1988 sido uma das bandas sem disco gravado que mais actuou por todo o país, o que não deixa de ser estranho dada a sonoridade alternativa da banda. Deixaram saudades.

CASSETES
Demo Tape 1988 8 40:50 3

PRESS
Crimes no Paraíso, Fernando Santos Marques, Blitz nº197 de 09-08-1988
Morituri a Três, Rui Porteiro e João Pedro Costa, LP nº18 de 02-03-1989

3 comentários:

Anónimo disse...

Grandes Morituri, considerados os Os pioneiros do Gothic Rock, em Portugal, a par de A Kausa e jardim do enforcado!

Anónimo disse...

Saudades! gd abraço aos Morituri, e como disseram um dia em 1986." um dia mais tarde os Morituri irão se transcender! e serão recordados pela inovação que estão a fazer, (fizeram na musica portuguesa)" ainda ninguem sabe o que é a Cena gotica".

Anónimo disse...

uma esclarecimento sobre um dos comentarios.os kausa e os Jardim do enforcado são mais recentes (1988), os Morituri são de 1984.não Será bem a Par?.