31 julho 2011

AMERICANS ARE DANGEROUS



Os Americans are Dangerous foram, na realidade, o projecto de um homem só. Rui Tukayana Galhardo criou o grupo em finais de 1997 quando era estudante de comunicação social e tinha em mente desenvolver algo na área da música electrónica. Em 1999 foi contemplado com o Prémio Maqueta na área de dança através do trabalho "AmD: LovelyWeather". No ano imediatamente seguinte, a netlabel Mono:Cromática convida-o para a edição desse trabalho numa nova versão com 10 faixas a que se deu o título "LovelyWeatherExtended". Desconheço se a edição se chegou realmente a concretizar fisicamente e se o desejo de Rui Tukayana deu seguimento à sua veia compositora porém, para além de algumas participações em compilações, nunca mais se registaram sinais de vida dos Americans Are Dangerous. Há referências a uma versão digital do trabalho. Actualmente Rui Tukayana está ligado ao universo da Impresa, grupo empresarial de Francisco Balsemão, sendo regularmente referenciado em trabalhos apresentados quer na TSF quer na SIC.

DISCOGRAFIA


AMD: LOVELY WEATHER EP [CDR, Edição de Autor, 1999]


LOVELY WEATHER EXTENDED [MP3, Monocromática, 2000]

COMPILAÇÕES


PROMÚSICA 47 [CD, Promúsica, 2000]


CAIS DO ROCK 04 [CD, Low Fly Records, 2002]


VOLUN [CD, Monocromática, 2002]

PRESS
Destaques, Promúsica 30 de 07-1999
Morder os Clássicos, Mário Lopes, Blitz nº 884 de 09-10-2001

2 comentários:

er disse...

Eu conheço o Rui Tukayana como repórter da TSF e não apenas ligado a gadgets electrónicos.

Se há bandas que tem maquetas também deveria ter o "LovelyWeatherEP"

Procurando em páginas antigas do Musicnet encontrei referências à colectânea "Volun" com o tema "136.985".

AMERICAN ARE DANGEROUS aka Rui Tukayana - "136.985"

PL: Conhecêmo-lo no início teórico da mono¨cromatica. Ele tinha uma faixa na Rádio Pirata e eu lembro-me de ter adorado aquilo à primeira e entrei em contacto com ele. Não sabia sequer que ele tinha sido o vencedor dos Prémios Maqueta. E a partir daí criou-se uma relação de amizade. É um gajo muito porreiro.

A nossa escolha inicial recaiu sobre uma das faixas que vão estar no álbum dele. Mas, para também não repetirmos demasiado as coisas que formos lançando, porque ele está sempre a fazer coisas, e porque achámos bastante piada a um mp3 que ele depois nos enviou, escolhemos esta. (Musicnet)

Entrevista Musicnet

- Para além desta compilação, há mais projectos na calha?
JdM: Vão sair mais dois discos, de dois artistas que estão na compilação, os American Are Dangerous e um projecto do Rui Gato, Elastic Void.

- E isso está previsto para quando?
JdM: Está previsto para breve, é o que eu posso dizer. Porque também depende dos resultados da compilação, da recepção que tivermos, etc. São tudo pequenos passos. Não podemos prometer a todos os artistas da compilação que vamos fazer um disco, porque não sabemos se daqui a dois anos existimos ainda. São pequenos passos no escuro.

er disse...

Tocaram no Cais do Rock 2001 e aparecem em "Cais do Rock 4" (2002) com:

At Samarkand, On Acid [Listen to Joe Dassin] - Americans Are Dangerous

A compilação "Volun" também deve ser de 2002.

Só o conhecia como repórter mas no googlando já dei com http://www.tsf.pt/blogs/mundodigital/default.aspx