24 agosto 2011

ORANGE



Grupo dividido entre as Caldas da Rainha e Lisboa que, liderado por Paulo Figueiredo (aka Gomo, guitarra, voz, ex-Fragmentos), pretendia assumir-se como a versão nacional dos Pavement. Carlos Ceia (guitarra, ex-Yolk), outro dos elementos do grupo, assumia essa influência, de forma quase naif, na sua plenitude. As guitarras dominavam a sonoridade de mais uma banda nascida no período da moda "low-fi". A formação era complementada por João Francisco (bateria, ex-Yolk) e Paulo Henriques (aka Pardal, baixo, ex-Blanche). Carlos Ceia e o João Francisco já haviam sido parceiros num anterior obscuro projecto chamado Blood of Others que, mais tarde, com a mesma formação, se viria a chamar Yolk. Ambos abandonaram essa banda no final do Verão de 1995. João tocava ainda num outro grupo, os Jack Twigg, que entretanto também finara. Sem nada para fazer, resolveram procurar alguém que se lhes juntasse num novo projecto, tendo encontrado Paulo Figueiredo (ex-Fragmentos) e mais tarde Pardal (ex-Blanche, grupo das Caldas da Rainha onde era vocalista e baixista). Convidados pela Nortesul para gravar um tema para uma compilação que nunca será editada, aproveitam o tempo passado em estúdio com Rafael Toral a assumir o papel de produtor, para registar três temas - "Birth", "Applepie" e "Warning" -, a que mais tarde juntam outros cinco e que farão parte de uma maquete intitulada "The Singles Collection".

DISCOGRAFIA


THE SINGLES COLLECTION [Tape, Edição de Autor, 1998]

COMPILAÇÕES


CAIS DO ROCK 01 [CD, Low Fly Records, 1997]


CHANGE YR.OIL [CD, Garagem, 1997]


NOISE SESSIONS [CD, Garagem, 1997]

PLEASE STOP THIS NOISE IN MY HEAD 02 [Tape, Som Sónico, 1998]


SUPERGAT [CD, A062, 1998]


SANTOS DA CASA [CD, Coimbra B, 1998]


INTERFERÊNCIAS [CD, Gerador, 1999]

PRESS
Um Casamento e Quatro Noivas, Pedro Gonçalves, Blitz nº 679 de 04-11-1997
Arquipélago Independente, Carlos Mota, Público nº 2817 de 28-11-1997
Orange, Marco Martins, Garagem nº1 de Dezembro de 1997

2 comentários:

af disse...

Sabia que já tinha visto mas procurei por Orange no blog do "Santos da Casa" e nada. Sabia que tinha a ver com a exposição de 2006 por isso acabei por lá chegar.

exposição "Um Altar de Santos"

http://santosdacasa.blogspot.com/2006/07/um-altar-de-santos-20-anos-de-msica_20.html

Paulo Figueiredo também conhecido por Paulo Gouveia é o agora conhecido Gomo (é uma indicação apenas para os mais distraídos).

Bourbonese disse...

AF: Agradeço a colaboração e a proactividade na mesma. Já adicionei as informações, falatndo apenas confirmar o ano de edição da cassette. Obrigado.