16 agosto 2011

X-POSITION



Grupo portuense criado em 1984 e formado por Pedro Saraiva (voz, guitarra, futuro Culto da Ira, Dr.Sax), Rui Sousa (baixo), Joaquim Coutinho (guitarra, futuro Falecido Alves dos Reis, Alucina Eugénio), António José (bateria) e José Borges (percussão) que teve breve existência no biénio de 1984-1985 pois parte do grupo transitará para outros grupos. Dois dos seus elementos provinham dos Neo-Mono-Var. Apesar de terem beneficiado de alguma exposição pública na imprensa musical da época, os X-Position primaram pela inconsequência, como aliás foi o signo de muitas bandas criadas no Porto nesse período. As letras em inglês, a sonoridade algo cinzenta e sem chama, os solos algo compridos e as muitas limitações técnicas, foram responsáveis pela morte anunciada. De qualquer forma, essa mesma imprensa, para além de revelar que o grupo tinha um bom vocalista, com potencial mas ainda a enfermar de alguma timidez, revelava igualmente que "os X-Position têm energia, guitarras muito expressivas e um som cheio de pormenores que fazem das músicas peças que parecem completas, cheias" acrescentando também que "há muitas referências, diversas e bem misturadas, com uma batida que não tem ar de segunda-feira". Tempos depois, o grupo anunciava ter-se deslocado até Londres com vista à gravação de um LP, à realização de algumas conferências de imprensa para promover o seu trabalho e ao registo de dois videoclipes. Desse labor, nada resultou!

9 comentários:

blempe disse...

Lembro-me de se ter falado de uma editora ligada à Rádio Delirio mas penso que não chegaram a editar. Na entrada sobre os Culto da Ira - em http://anos80.no.sapo.pt/cultodaira.htm - aparece uma indicação de uma banda de Pedro Saraiva com o ano de 1986 e o nome Ex-Position. Pode ser gralha no nome mas o ano não deve estar errado. Parece-me que os Culto da Ira não duraram muito mais do que o início de 1985. Procurando por Pedro Saraiva e X-Position aparece alguns links. No myspace de KC tem os Neo Monovar na primeira das suas bandas

blempe disse...

O anterior comentário pode estar um um pouco confuso. No http://www.myspace.com/kimcoutinho tem os X-Position antes dos Falecido e depois dos Bar Beletta que tocaram em 1986 no concurso do RRV. É também uma questão de ver a data do artigo que saiu no Blitz ou noutros lados.

Bourbonese disse...

Caro Blempe: terei ainda que confirmar algumas datas mas a cronologia está correcta. falta é saber exactamente quando é que os diversos projectos se extinguiram.
1. Sobre a questão da edição posso confirmar que não ocorreu. Francamente nem sei se a banda se terá deslocado mesmo a Londres.
2. Era gralha. O nome é X-Position. Recordo-me perfeitamente deles pois, na altura, vivia no Porto, cidade onde estava a estudar.
3. Os Culto da Ira tiveram existência entre 1984 e 1985. Na parte final, o grupo já havia sofrido alterações no line up. O Pedro Saraiva, por exemplo, só os integra após a experiência X-Position.
4. Os Neo-Mono-Var são anteriores aos X-Position. Nascidos em 1983, só começaram a ensaiar regularmente em meados de 1984, um mês antes da sua primeira aparição ao vivo no 2º Ciclo de Novo Rock
realizado no Porto.
5. Falecido Alves dos Reis surgem mais tarde, concorrendo ao concurso de MMP do RRV. São já contemporâneos de bandas como Sitiados ou Quinta do Bill. Já os Alucina Eugénio aparecem depois quando se deu a "febre" da sonoridade à la Red Hot Chili Peppers.
6. Bar Beletta merecem uma entrada no UR. Estou a ver se recolho informação para tal empreitada.

blempe disse...

A notícia sobre essa editora do norte [não sei se haverá uma ligação com o Rui Sousa] é mais para a frente e penso que os X-Position também deverão coincidir com esse período.

Os próprios protagonistas também se enganam (muitas vezes) nas datas ou pequenos pormenores. O Jp Ferraz (ex-Ban) tem informação de que tocou (ao vivo) com os Culto da Ira em 1986 o que talvez não bata certo com o fim da banda.

b.d. disse...

Um colega meu tinha a indicação Agosto de 1987. Não sei se foi quando saiu o artigo no Blitz.

Rui Sousa disse...

Aqui vai alguma informação mais precisa acerca dos X-Position:
Formaram-se em Setembro de 1986 e o seu primeiro concerto foi em Dezembro no Meia Cave, com Pedro Abrunhosa na primeira parte.
Fizeram 47 concertos ate Julho de 1987, tocando com bandas como os Xutos e Pontapés, Loyd Cole & The Commotions, Lords of the New Church, GNR em diversos festivais. Em Julho de 1987 partiram para Londres para gravar o seu primeiro disco Viagens, gravado nos F2 Studios durante cerca de um mês. Durante esse período passaram pelo estúdio Loyd Cole & The Commotions a gravar o tema My Bag e ainda os Level 42 em sessões de gravações diversas.
A viagem foi muito atribulada culminando com a separação da banda.
O disco permanece guardado nas suas bobines originais e quem sabe algum dia será editado!!
Após essa separação aparecem diversos projectos tais como Falecidos Alves dos Reis e China Cool (mais tarde evoluiram para DR Sax).

Bourbonese disse...

Caro Rui,
Obrigado pelo excelente comentário que permitie certamente enriquecer a informação sobre a banda. Seria óptimo se toda a gente envolvida nas diversas movidas das distintas épocas tivesse uma atitude tão proactiva como a sua.

sw disse...

Vi há dias no velhoblitz um anuncio em que o Rui Sousa procurava sócios para colocar em pé uma editora. Já tinham gravações de vários nomes, entre eles os Martinis. Será que há material gravado e em condições de lançar sem ser os X-Position?

RS disse...

Caro SW
Havia um disco pronto para ser editado na altura " I See Ships" gravado com o Pedro Saraiva e o Janica. Ainda tenho algumas gravações de diversas bandas da altura. Houve uma serie de bandas prontas para editar, entre elas os X-Position, mas os recursos da altura eram escassos e o circuito de distribuição um pouco inacessível. A experiência também nao era muita pelo que diversas gravações ficaram pelo caminho.